terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Perfeito.


Senhoras e senhores trago à vocês um pouco de jazz, pelas mãos de um dos mais proeminentes artistas do estilo da atualidade.

Ludovic Navarre, mais popularmente conhecido pelo seu nome artístico St. Germain, é um músico francês que conseguiu fusionar Nu Jazz com House e com Blues simultâneamente. Para os que não conhecem, Nu Jazz (nü-jazz ou Nujazz) é o estilo que mixa o Jazz com outros estilos como o Funk, Soul e a música eletrônica. É um estilo onde, ao contrário da maioría dos tipos de Jazz, o importante é a música, não o músico. Surgiu de experimentações com sons eletrônicos conduzidas por Miles Davis, Herbie Hancock e Ornete Coleman a meados dos anos 70, foram estes os pioneiros que tiveram a idéia de mixar elementos do jazz com o funk em batidas eletrônicas. Nos anos 80, artistas envolvidos com rap e hip-hop também decidiram fusionar suas melodías com jazz originando o jazz-rap, coisa que levou a músicos experimentando com house na época a mixarem suas melodías com elementos do jazz, porém creio que o precursor mais próximo deste estilo foi sem dúvida o acid-jazz, movimento liderado por Jamiroquai no início dos aos 90, que utilizava recursos do soul e do funk com letras de rap e experimentava sobre bases de jazz.

St. Germain só lançou dois álbuns até a presente data, Boulevard (1995) e Tourist (2000), dos quais só pude escutar e re-escutar um, o mais recente. Tourist é sem dúvida uma das maiores obras de do estilo que já tive o prazer de conhecer.

Do CD em si não há muito o que dizer; está excelentemente mixado, nenhum instrumento encobre à outro; está brilhantemente produzido, a órdem de apresentação do CD tem de ser respeitada; as composições são geniais e cada uma transmite um sentimento único, ou seja, são expressivas, muito expressivas. Uma favorita das 9 faixas do cd sería a sétima, "Pont des Arts" (7;27) que foi a primeira música dele que ouvi. Admito que sua obra me deixa sem palavras, a perfeição não permite comentários longos nem grandes análisis, é simplesmente... Perfeita.

Infelizmente, St. Germain está em hiato desde o re-lançamento de Boulevard e não há previsão de retorno.

Recomendo com todas as bananas que tenho em meu arsenal que escutem, comprem, disfrutem e principalmente compartam as obras de Ludovic Navarre, por que são poucas as músicas e menos os que às conhecem.
Mais uma vez, facilitando o trabalho do leitor: http://www.youtube.com/watch?v=0yu-3d5NzA8&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil, por favor...