sábado, 5 de dezembro de 2009

O Retorno do Rei

Senhoras e Senhores, venho perante a vocês trazendo uma informação valiosa; Retorna o Vinil.

Pode ser fruto de uma medida anti-pirataría já que um leigo não pode converter gravações analógicas em digitais; pode ser uma - inesperada - necessidade de sentir uma qualidade superior nas gravações atuais... Independente de qual for a razão, o fato é simples, o vinil está ganhando força novamente.

Hoje em dia todos os cds (lançados nos EUA, Europa e outros mercados internacionais) contam com sua versão no antigo formato que, graças à tecnologías modernas, pôde ganhar um upgrade; as versões de 180g. O peso incrementado dificulta a deteriorização, aumenta a estabilidade diminiuindo as oscilações que podem causar variações indesejadas no som e dá um visual mais imponente, não que isso seja importante.

Como muitos de vocês, leitores, sabem, gravações digitais (CDS) são versões compactadas das gravações reais, ou seja, amostras de 16bits (em torno de 750 mb). As amostras vão se tornando cada vez menores a medida que as gravações ocupam menos espaço (mp3 512kbs, 320kbs, 128kbs, etc...) e quanto menores as amostras menor a qualidade do som e mais distantes das gravações originais. O vinil, pelo contrário, é a gravação real (o que ocuparía em torno de 1,5gb)

Como ouvinte sinto a diferença, ao escutar um Vinil e comparar com um CD, percebo a pureza do som original, o chiado, os erros... A música se torna mais humana, mais real. Como músico vejo como uma evolução, grande evolução; penso que um dos principais motivos que impulsionaram o declínio do cenário musical é a banalização. Ouvir um álbum já não é uma atividade, o trabalho de anos de uma banda se resume a escutar algumas de suas músicas em um reprodutor de mp3 enquanto num ônibus lotado às 18:00...

Pós-modernidade aparte, sugiro que ressucitem os velhos toca-discos de seus cemitérios e comecem a buscar as boas e velhas obras de arte nas feiras de antiguidades enquanto estão baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil, por favor...