domingo, 22 de novembro de 2009

Um Esporádico Sem Fim

Senhoras e senhores, após longo prazos de meditação e um breve nirvana, encontrei o assunto perfeito para um primeiro post pós introdução. Trata-se nada mais nada menos do que a vanguarda total da música atual, basicamente o limbo ao qual me refería no post anterior.

An Endless Sporadic é a banda a qual me refiro, um duo Californiano composto pelo estudante da Berklee College of Music Zach Kamins (Guitarra, Teclados, Baixo e arranjos) e pelo funcionário da Neversoft Andy Gentile (Batería). Lançaram seu primeiro Ep Ameliorate, gravado via internet em julho de 2008.

Contém 4 canções; "Anything" (4:49); "Impulse" (4:28); "Sun Of Pearl" (5:09); "The Adventures of Jabubu" (3:49). Todas instrumentais, repletas de compassos complexos, fusão de estilos, mudanças de escala, mudanças de tempo... Enfim, são obras bastante completas. As músicas estão arranjadas de uma forma muito particular, é uma "jornada progressiva" onde, em 5 minutos, o ouvinte transcende do metal ao jazz sem sequer perceber as mudanças.

As mais impressionantes dessas "inversões" podem-se observar em Impulse onde, após a introdução e um refrão levados por um "vein" pesado de metal progressivo, a guitarra assume a liderança com uma leve distorção executando acordes de blues (com quartas) e, junto com o baixo, formam a mais perfeita base para um solo quase romântico por uma guitarra que dispara singelas notas a velocidade não reduzida. Ainda nesta música, solos e solos depois, um estranho riff quase "bossanoveado" por uma guitarra acústica com cordas de nylon acompanhada por flautas silencia todo o caos das distorções e wah-wah's que consumiam a música. O que mais impressiona é que, apesar de todas as loucuras em seu miolo, a canção termina da mesma forma que começa. Como disse antes, bastante completo.

Impulse e Anything entraram para a discografía do Guitar Hero 3 e do Guitar Hero World Tour e Sun of Pearl entrou para a trilha sonora de Tony Hawk American Wasteland. Nenhuma surpresa já que na Neversoft, Gentile esteve envolvido com a produção desses jogos.

Debutaram ou debutarão, não tenho certeza, com um album que levará o nome da banda. Está sendo ou foi gravado na Suécia junto ao produtor/guitarrista de "The Flower Kings" Roine Stolt e com o baixista, também de "The Flower Kings", Jonas Reingold.

Digo sem rodeios que estes meninos têm um incrível potêncial e sem dúvida estarei escutando seu novo cd assim que possa. Recomendo com mais de 5 bananas que vocês, ouvintes, chequem o trabalho deles.

Faço o trabalho de vocês mais fácil: http://www.youtube.com/watch?v=Zl3qsBVWN8Q

Um comentário:

  1. Gostei da banda, realmente mudanças muito grandes, e quase imperceptivéis. É uma aula de como fazer músicas complexas, sem perder sequencias. Recomendo, e aguardo mais.

    ResponderExcluir

Seja gentil, por favor...